Ufac passa a cuidar do Acervo Arqueológico do Acre que estava sob cuidados da Prefeitura de Rio Branco

***Tião Maia, o Aquiri ***

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, autorizou, nesta sexta-feira (10/10) a transferência de todo o Acervo Arqueológico da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), guardados nas instalações do Parque Capitão Ciríaco, no bairro 6 de Agosto, para a Universidade Federal do Acre (UFAC). O Acervo é composto por peças de grande valor histórico e cultural, incluindo artefatos de cerâmica com até 2 mil anos de existência.

A transferência para um local mais adequado e para permanecer sob os cuidados de especialistas permitirá que os materiais sejam melhor preservados e estudados, além de ficarem mais acessíveis ao público e à comunidade acadêmica, destacou o prefeito.

Durante o ato, Bocalom destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da identidade cultural e da valorização da memória do povo acreano. “Mais do que uma simples transferência, este é um passo importante para preservar nossa história e incentivar a ciência e a cultura. O passado e o futuro se encontram quando valorizamos nossas raízes”, afirmou o prefeito. “A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Ufac visa ampliar o acesso à pesquisa científica e à visitação pública, garantindo que o Acervo Arqueológico continue contribuindo para o conhecimento e a valorização da cultura amazônica”, acrescentou.
.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS