**Tião Maia, O Aquiri**
Ao falar, como palestrante, na manhã desta sexta-feira (21/11), no seminário “Construção Civil – Análise Econômica para Rio Branco”, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, apontou suas realizações na área nos últimos cinco anos, mostrou obras já entregues, as que estão em andamento e outras programadas para os próximos anos. O prefeito estava ao lado do senador Márcio Bittar (PL-AC), apontado por ele como o grande articulador dos recursos, através de emendas, que permitiram um volume de obras nunca antes registrados na história a Capital.
“Rio Branco nunca gerou tanto emprego como agora”, disse o prefeito ao iniciar sua palestra, lembrando os impactos das obras executadas por sua gestão. “O município vive um dos períodos mais fortes de geração de emprego da sua história. E não sou eu que aponta isso. São pesquisas, como as do IBGE”, disse.
O Forum Empresarial do Acre, que estuda a economia e a produção estadual, confirmou, também no seminário, que 90 por cento dos empregos gerados no Acre nos últimos aos, estão em Rio Branco. A construção civil é a responsável pela maioria desse empregos, mostram os números.
Bocalom aproveitou para dizer que isso ocorre porque, ao contrário de administrações anteriores na Prefeitura, os pagamentos por obras aos empresários atrasavam por vários meses. “Na nossa gestão, quem trabalha recebe e recebem em dia”, afirmou.
O prefeito disse ainda que tem trabalhdo em parceria com o Sindicato da Construção Civil e isso tem fortalecido o setor e ampliado investimentos que movimentam a economia local. O Seminário foi promovido pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Fundo Empresarial do Acre e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sindiscon).
Além de Bocalom, falaram no Seminário, também como palestrantes, o empresário Carlos Afonso, presidente do Sindiscon, e o deputado federal e presidente da Fiec, Zé Adriano (PP-AC), e o senador Márcio Bittar. Bocalom encerrou o evento.
Segundo ele, a transparência no repasse financeiro e a segurança oferecida aos empreiteiros ajudam a impulsionar o ritmo das obras. “Na nossa gestão, os empresários estão se sentindo acolhidos na nossa gestão, porque conosco o empresário faz a obra, recebe, não é enganado nem extorquido. Eu acho que essa é a grande diferença”, afirmou.
Bocalom apresentou obras concluídas, intervenções que estão em execução e projetos que ainda serão iniciados. Segundo ele, o avanço do setor tem trazido benefícios diretos à população, tanto no aspecto urbano quanto na movimentação da economia.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1763742183693-marcio%20bittar.jpeg**]
**Senador Márcio Bittar também participou do Seminário em Rio Branco****
****
**Bancada federal confirma no Prefeito – ** Também presente no Seminário, Márcio Bittar ressaltou que de fato a construção civil é uma das áreas que mais reagem ao investimento público, gerando empregos de forma imediata e movimentando diferentes segmentos da economia. “Essas obras estruturantes em andamento e previstas para a capital devem continuar impulsionando o desenvolvimento urbano. Daí o meu esforço em trazer recursos para colocar nas mãos de Bocalom porque a gente sabe que, com dinheiro disponível, ele executa as obras”, acrescentou o senador.
De acordo com Bittar, o trabalho de Bocalom em Rio Branco, apesar de diferenças partidárias ou ideológicas, entre os 11 membros da bancada federal, tem permitido união na hora de buscar os recursos junto aos ministérios e outros órgãos do Governo. “A construção civil é o setor que mais responde rapidamente à falta de atividade econômica. Você consegue a liberação de recursos para obras importantes. Então, isso aquece a economia imediatamente. Que a gente contrata, compra material, movimenta a cidade. Isso é muito importante”, afirmou.
“São 11 parlamentares e nós temos direito a oito emendas, portanto é preciso convencer uns aos outros de onde colocar essas oito emendas. A pedida do prefeito Bocalom, eu fui pedir à bancada que uma das oito emendas fosse destinada para Rio Branco, para o prefeito, para começar o novo terminal urbano. Tem políticos que não são bem alinhados com o prefeito, mas votaram a favor. Por quê? Porque pode não ter alinhamento político, mas há confiança”, disse.
Segundo o senador, a postura administrativa do prefeito tem sido determinante para a credibilidade da gestão e para a obtenção de recursos federais. Mesmo diante de divergências políticas entre parlamentares, o trabalho do prefeito Tião Bocalom tem despertado confiança, o que facilitou a aprovação de uma das emendas destinadas ao município.
Tião Bocalom também falou sobre o aumento da oferta de empregos na capital, destacando que o volume de obras gerou uma demanda tão alta que o município passou a buscar trabalhadores em outras cidades do Acre. “Rio Branco nunca produziu tantos empregos como nós estamos produzindo agora, ao ponto de a gente ter que importar mão de obra de todos os municípios aqui do entorno, exatamente porque aqui nós não temos mais a quantidade de mão de obra que a gente precisa para tantas obras”, disse.

