**Da Redação**
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, emitiu nota, nesta quarta-feira (15/10), reafirmando dificuldades financeiras para atender reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) em relação à tabela salarial dos servidores da Educação. O secretário disse, no entanto, que o Governo do Acre reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e que reconhece a relevância do tema da tabela salarial.
“Mas, mas neste momento, permanece (o Estado) impedido de adotar qualquer medida que ultrapasse os limites legais, pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse é um cenário que não se restringe ao Acre. Outros estados, especialmente os da Amazônia, também enfrentam as mesmas restrições agravadas pelos altos custos de se fazer educação em regiões onde a logística é complexa e os investimentos precisam ser maiores para atender estudantes e professores”, disse a nota.
De acordo coma nota, “apesar das limitações fiscais, a atual gestão não deixou de avançar na valorização da categoria. Houve investimentos em modernização das escolas, transporte e conectividade, além da criação de programas que fortalecem a formação e as condições de trabalho dos educadores. São conquistas que representam respeito e cuidado com aqueles que todos os dias sustentam a Educação do Acre”, acrescentou.
Para o secretário, “a valorização dos profissionais da educação segue como prioridade. Nosso compromisso é seguir dialogando com a categoria e assegurando que cada avanço seja consolidado de forma responsável, para que a educação siga como uma política pública prioritária do nosso Estado”., disse Aberson Carvalho.

