**Tião Maia, O Aquiri**
Pelo menos dois casos de irregularidades foram encontrado no comércio instalado no Parque de Exposições “Wildy Viana” na edição de número 50 da Expoacre, segundo revelou, nesta segunda-feira (28/7)), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon), que conduz ação de fiscalização durante a realização do evento. De acordo com o órgão, na primeira noite de shows da Expoacre 2025, no último domingo, foram lavrados dois autos de infração por descumprimento de oferta, prática considerada abusiva conforme os artigos 6º, inciso III, 20 e 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
**As principais irregularidades constatadas foram:**
. Material publicitário anunciando bebidas que não estavam disponíveis no local do evento;
. Setor Frontstage, licitado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e executado por empresa particular, sem apresentar, portanto, qualquer vínculo com o governo do Estado, entregue com estrutura inferior à divulgada, em desacordo com o que foi anunciado ao público.
Falta de sinalização clara, dificultando a orientação e localização do público no espaço.
A fiscalização foi coordenada pelo agente fiscal do Procon Alcinaides Júnior. A equipe atuou de forma imediata diante das reclamações recebidas de consumidores que se sentiram lesados.
“Lembramos que o papel do Procon é garantir que o consumidor tenha acesso ao que foi oferecido de forma clara, justa e segura”, disse o órgão por meio de nota.
Além do Procon, a Vigilância Sanitária Estadual esteve presente durante a ação, reforçando o trabalho conjunto de fiscalização na feira, com a finalidade de assegurar a qualidade dos alimentos, produtos e serviços de interesse à saúde e, sobretudo, prevenir riscos sanitários.
A parceria com o Procon tem se mostrado extremamente eficaz, com foco total na proteção à saúde e aos legítimos interesses da população.
Oo Procon orienta que os consumidores que se sintam prejudicados registrem formalmente suas reclamações. Os canais de atendimento são:
– Presencialmente, nas unidades da OCA Rio Branco e na sede do Procon/AC, em Rio Branco;
– Pelo telefone: (68) 3223-7000 ou pelo Disque 151.
A fiscalização continuará presente durante todos os dias da Expoacre, especialmente nas noites de shows, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas e assegurar uma feira mais justa, segura e transparente para todos os consumidores.

