Prefeito de Maceió pode ter dado “rasteira” em Lula no caso do STJ

**Tião Maia, o Aquiri**

A não indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do nome do procurador de Justiça do Acre Sammy Barbosa para vaga de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que foi preterido pela procuradora alagoana Maria Marluce Caldas, pode custar caro e ser uma das mais risíveis rasteiras políticas da história do Palácio do Planalto. É que a procuradora foi indicada ministra por uma costura política que envolve a política em Alagoas que superam o sistema jurdíco.
Maria Marluce Caldas é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, filiado ao PL (Partido Liberal) e até um dia desses um convicto seguidor do ex-presidente Jair Bolsonaro e do bolsonarismo. Para ver a tia indicada ministra, o prefeito, conhecido pelas iniciais JHC, prometeu a Luyla e a seus articuladores da estratégia que o levaria ser companheiro de chapa do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como candidato ao Senado, até o final da tarde desta segunda-feira (14/7), uma semana após a indicação da tia em detrimento do currículo de Sammy Barbosa, ele continua filiado ao Pl e ligado ao bolsonarismo. A se confirmar isso, Lula terá sofrido, como se diz nos bastidores da política, mesmo com mais de meio século convivendo na política, uma senhora “rasteira”.
O presidente da República já cumpriu sua parte no acordo, ao assinar, na quinta-feira (10/7), a nomeação da procuradora alagoana Maria Marluce Caldas, tia de JHC, para o Superior Tribunal de Justiça.A indicação de Marluce agora terá de ser analisada pelo Senado Federal. E é por esse motivo que o prefeito disse a aliados que pretende segurar sua migração do PL para um partido mais de centro. De acordo com interlocutores, JHC teme que o movimento político de deixar o PL para outro partido agora prejudique a sabatina e votação da indicação de Marluce ao STJ pelos senadores.
O prefeito contou a aliados ter recebido relatos de que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), teria ficado insatisfeito com a escolha de Marluce. Alcolumbre torcia para o procurador do Acre Sammy Lopes.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1752534023527-Sammy%20Barbosa.jpeg]

Nesse cenário, JHC tem dito que vai cumprir a promessa feita a Lula de migrar do PL para um partido mais ao centro. A mudança, porém, só deve ser feita após o Senado aprovar a indicação de sua tia ao STJ.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS