Pesquisa A Tribuna/Data Control diz que Gladson Cameli tem 64% de aprovação na Capital

**Tião Maia, O Aquiri**

Pesquisa do Instituto Data Control encomendada e divulgada pelo jornal A Tribuna. em sua edição digital desta quinta-feira (7/8), mostra que o governador Gladson Cameli (Progressistas) tem a aprovação de 64% dos eleitores em Rio Branco, onde se concentra o maior número da população e de eleitores do Acre. De acordo com as últimas estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o censo de 2024, a população da Capital é de 387.852 habitantes. Já o número de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até às eleições municiais de 2024, Rio Branco tinha 271.518 mil votantes. Segundo o IBGE, a população estimada do Acre é de 880.631 pessoas.
De acordo com os números divulgados por A Tribuna, de toda a população da Capital só 17,6% desaprovam o governo de Gladson Cameli, 14,3% se dizem indiferentes e 4,1% não souberam ou não quiseram responder.
No sétimo ano de seu Governo, em dois mandatos para os quais foi eleito em 2019 e reeleito em 2022, sempre em primeiro turno das eleições, Gladson Cameli mantém praticamente os mesmos números do início de sua administração, em 2019. É graças a esses números que o governador que já anunciou disposição de concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Lidera a disputa para o ano que vem. O Instituto contratado pelo jornal digital pertencente ao empresário Ely Assem de Carvalho também aferiu os números para o Senado e para o Governo do Estado em 2026, cujos números devem ser divulgados no máximo até sexta-feira (8/9).
Para disputar o Senado, por exigência da legislação eleitoral, o governador terá que se desincompatibilizar do cargo nove meses antes da eleição de 2026 – em abril, portanto. Em seu lugar assumirá a vice-governadora Mailza Assis. Na cadeira de governadora constitucional pelo período de nove meses, ela deverá ser candidata da futura federação partidária União Progressistas (fusão do União Brasil ao Progressistas). Os próximos números da pesquisa A Tribuna/Data Control deverão trazer números indicando se ela cresceu ou não na corrida eleitoral para 2026.
Deixando o Governo para voltar a disputar o Senado, Gladson Cameli, que nunca perdeu uma eleição, vai deixar o Estado melhor do que o encontrou, quando recebeu o Governo depois de 20 anos de administração do PT (Partido dos Trabalhadores). É o que dizem 40,5% da população da Capital.
Para 28,6% vai deixar igual ao que encontrou, enquanto 13,3% dizem que deixará pior do que era. O outros 8,5% não quiseram ou não souberam responder.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS