“O que vemos no Acre é a força de um líder que honra sua trajetória e fortalece a presença do Progressistas”, diz Ciro Nogueira sobre Gladson

**Jorge Natal, Especial para O Aquiri**

*O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), avalia que o o governo de Gladson Cameli, seu aliado no Acre, é agente real de transformação socioeconômica regional, Disse ainda que a federação a ser formada entre o Progressista e o União Brasil, que formou o maior bloco partidário do país, não apoiará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nascido em novembro de 1968. em Teresina, Piauí, Ciro Nogueira é formado em Direito na PUC do Rio de Janeiro. Foi Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República durante o governo do presidente Bolsonaro (2021-2022), deputado federal por quatro mandatos e chegou ao Senado em 2011, sendo eleito novamente em 2018. Desde 2013, Ciro Nogueira preside o Progressistas, um dos maiores partidos políticos do Brasil.

A seguir, os principais trechos da entrevista, concedida por telefonema de Rio Branco para Brasília:

**Como o senhor avalia os 60 anos de fundação do Progressistas? **

**Ciro Nogueira – **É motivo de orgulho para todos nós. Um partido que nasceu do compromisso com um Brasil livre, justo e próspero e que, desde sua fundação, tem atuação política baseada em princípios firmes. Depois de tantos anos, fico feliz ao constatar que nossa legenda vive o melhor momento. Temos uma grande bancada no Congresso, somos um dos maiores partidos do país em número de prefeitos e vereadores e, agora, com a Federação União Progressista, aumentamos nossa força e protagonismo. Celebrar seis décadas é, acima de tudo, reafirmar nossa missão de servir ao Brasil com responsabilidade, coragem e visão de futuro.

**Com todo este tamanho, o Partido terá candidato à presidência do Brasil?**

**Ciro Nogueira – **A certeza que temos é a de que o Progressistas virá ainda mais fortalecido nas eleições de 2026, elegendo uma bancada forte, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, nas Assembleias Legislativas e governos estaduais. Quanto à candidatura à presidência da República, estamos empenhados na construção de uma candidatura unida no campo posicionado mais ao centro direita. Essa discussão será feita oportunamente, mas o que é irreversível é o protagonismo do nosso partido nesse cenário.

**Qual é a relação do Partido com governo Lula? **

**Ciro Nogueira **- Nosso partido é de oposição ao governo Lula. Não temos identificação com as pautas e nem com a ideologia desse governo. E, como sempre destaco, a oposição é ao governo, jamais ao Brasil. Se o governo apresenta medidas para melhorar a vida dos brasileiros, nós apoiamos. Infelizmente, ele não tem feito o dever de casa.**

**A fusão do Progressistas e o União Brasil é uma realidade?**

**Ciro Nogueira **- Não se trata de uma fusão, mas sim de uma federação e ela já é uma realidade. Estamos finalizando o estatuto para que seja aprovado nas convenções dos dois partidos. Nosso objetivo é promover um Brasil que cresça com responsabilidade, que apoie o produtor, incentive o empreendedor e interrompa a sanha arrecadatória de um governo que, ao invés de cortar gastos, insiste em aumentar impostos e sufocar quem trabalha. Seremos uma bússola para guiar o país na direção da defesa da liberdade econômica, do agronegócio e da livre iniciativa, pilares de um Brasil que quer avançar e não retroceder.

**Para chegar a isso, quais são as estratégias do partido no Congresso Nacional? **

**Ciro Nogueira – **Nosso partido tem atuado, na Câmara e no Senado, para barrar a criação e o aumento de impostos e o inchaço do Estado que só atrapalha o país de crescer. Nossa estratégia prioriza, também, garantir o apoio aos municípios brasileiros, com ações que tragam benefícios diretos para a população.

**O Brasil vive de fato uma crise institucional entre os poderes no momento?**

**Ciro Nogueira- ** O governo atual precisa entender que Democracia não se faz com imposição, mas com diálogo. Respeitar o Parlamento é respeitar o povo brasileiro. Defender a independência dos Poderes não é uma questão ideológica, é uma exigência constitucional. O momento requer responsabilidade, serenidade e compromisso com o Brasil e nós, Progressistas, seguiremos firmes na defesa da liberdade, da Constituição e do direito de cada brasileiro de ser ouvido.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1752493283799-Gladso,%20Viro%20e%20Alysson.jpeg]

**A legenda do Progressistas no Acre talvez seja, proporcionalmente, a maior no país. Esse feito é muito por conta da liderança e do carisma do governador Gladson Cameli. O senhor concorda com isso? **

**Ciro Nogueira–** O Gladson é exemplo de liderança e representa os valores que norteiam o Progressistas, ou seja, ele tem o nosso DNA. O que vemos no Acre é a força de um líder que honra sua trajetória e fortalece a presença do Progressistas como agente real de transformação na vida das pessoas. Não por acaso, o povo do Acre não só reconduziu Gladson ao governo, mas reafirmou também a força do Progressistas como o partido capaz de continuar guiando o estado, destacadamente na questão econômica.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS