**Tião Maia, O Aquiri**
A terra voltou a tremer no Acre, na região de Foz do Breu e Santa Rosa do Purus, na fronteira com o Peru. O fenômeno, de magnitude 5,0 na escala Richter, foi registrado na manhã de domingo (3/8) mas fó só foi divulgado nesta terça-feira (5/8) pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
O sismo foi registrado a uma profundidade de 446 quilômetros. Por causa da profundidade, a população não sentiu efeitos.
Um terremoto com magnitude 5,0 na escala Richter é considerado moderado mas pode causar pequenos danos em edifícios, especialmente em construções mais frágeis. Terremotos nessa magnitude são geralmente sentidos pelas pessoas e podem gerar alguma preocupação, mas não costumam causar destruição generalizada, como terremotos de magnitudes maiores.
Em geral, um terremoto de magnitude 5.0 pode causar tremores que são sentidos pelas pessoas, podendo haver queda de objetos de prateleiras e pequenos danos em estrutura
Terremotos com essa magnitude ocorrem com relativa frequência, com cerca de 800 eventos por ano em todo o mundo.
Para se ter uma ideia, um terremoto de magnitude 6.0 é considerado forte e pode causar danos mais significativos. Um terremoto de magnitude 4.0 é considerado ligeiro e pode ser apenas sentido, sem causar danos.
**Escala Richter:**
A escala Richter é uma escala logarítmica, o que significa que cada aumento de um número inteiro representa um aumento de 10 vezes na amplitude das ondas sísmicas e cerca de 31 vezes mais energia liberada.

