No lançamento do “Agosto Lilás”, Governo organiza marcha por combate à violência às mulheres

**Tião Maia, O Aquiri**

Nesta quinta-feira (7/8) está sendo oficialmente lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, a Campanha “Agosto Lilás”, ação estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754598457469-110000.jpg]
**Nayara Lesa, secretaria de Comunicação**

A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas e se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.

A campanha esclarece que é fundamental garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade e violência recebam o suporte necessário para romper com o ciclo de violência. A assistência social atua de forma integrada com as políticas de segurança pública e saúde, oferecendo apoio psicológico, jurídico e socioeconômico às vítimas. Além disso, promove a reintegração social e a autonomia das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754598489189-11000000.jpg]
**Mardhia El-Shawwa, secretária da Mulher**

O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) desempenha um papel importante nessa campanha, apoiando iniciativas que visam fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres. Através do FNAS, são financiados programas e projetos que buscam não apenas a repressão da violência, mas também a promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos. A participação ativa da assistência social no Agosto Lilás reflete o compromisso contínuo do FNAS em garantir a proteção e dignidade de todas as mulheres que vivem no Brasil.

No Acre, a campanha começa nesta tarde, de forma simultânea nos 22 municípios do Estado, com a Caminhada Pela Conscientização e o Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Na capital Rio Branco, a concentração será iniciada às 16h, em frente ao Museu dos Povos Acreanos, na Avenida Epaminondas Jácome, e seguirá em passeata que tem como destino ao Palácio Rio Branco. “Contamos com a sua presença!”, disseram em convite conjunto as secretarias de Estado da Mulher, Mardhia El-Shaww, e de Comunicação, Nayara Lessa.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS