Mailza visita a ESG, instituição estratégica de planejamento do país

**Tião Maia, O Aquiri **

Faltando menos de um ano para chega à titularidade do Governo do Estado, já que o governador Gladson Cameli anunciou que vai se desincompatibilizar do cargo para concorrer às eleições para o Senado, em 2026, a vice-governadora Mailza Assis se prepara ainda mais para o exercício histórico de ser a segunda mulher brasileira a governar um Estado da Federação, função exercida, anteriormente, em de meados de 1986 a 1987, pela então vice-governadora Iolanda Fleming, que se tornou governadora de fato por nove meses.

Ao contrário de Mailza Assis que já anunciou ser pré-candidata para disputar o governo em eleições livres e diretas, Iolanda Fleming desistiu de concorrer e acabou atuando para eleger como sucessor o então ex-prefeito de Rio Branco, Flaviano Melo, falecido em novembro de 2024.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1752703274261-48.jpg]
**Mailza Assis, já anunciou ser pré-candidata para disputar o governo**

Mailza Assis, já preocupada com seu futuro Governo e cumprindo agenda no Rio de Janeiro, durante esta semana, nesta quinta-feira (17/7), visitou a sede da Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no bairro da Urca, no Rio. Criada em agosto de 1949, a Escola Superior de Guerra (ESG) funciona como Instituto de Altos Estudos de Política, Defesa e Estratégia, integrante do Ministério da Defesa do Brasil e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional – nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

Desde sua criação, a ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, competindo à instituição planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da Política do País. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate como uma das principais escolas de formação estratégica do país, além de pleitear vagas para cursos voltados a autoridades e gestores do Estado.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1752703395029-5025.jpg]
**vice-governadora, conheceu a estrutura da instituição**

A vice-governadora do Acre foi recebida por autoridades militares da ESG, entre elas o comandante da ESG, General Alexandre Oliveira Catanhede Lago, representante da Marinha; Almirante Lourenço, e o Coronel Celente, presidente da Associação de Diplomados da ESG. Mailza Assis conheceu a estrutura da instituição, seu histórico e os cursos voltados à formação de civis e militares em áreas como Defesa Nacional, Planejamento Estratégico e Segurança de Fronteiras.

Mailza Assis também acompanhou uma apresentação técnica sobre o método FIJM (Fatores, Interesses, Juízos e Medidas), modelo utilizado pela ESG em processos de planejamento estratégico de Estado. A metodologia pode ser aplicada também à formulação de políticas públicas em nível estadual e municipal.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1752703114247-47.jpg]

**“O Acre tem uma posição geográfica estratégica”, diz Mailza aos militares da ESG**

Como parte do alinhamento institucional, a vice-governadora solicitou oficialmente vagas para que servidores do Estado do Acre, especialmente gestores públicos, autoridades do Executivo e técnicos das áreas de planejamento e defesa civil, possam participar de formações oferecidas pela ESG. “O Acre tem uma posição geográfica estratégica, na fronteira com o Peru e a Bolívia, o que nos coloca em destaque em pautas como defesa da Amazônia, segurança de fronteiras e integração regional”, destacou Mailza.

O comandante da ESG falou dos esforços da instituição para manter as formações. “Tivemos impacto com cortes de recursos do governo federal, mas com o apoio dos nossos instrutores, conseguimos avançar no ensino à distância”, afirmou o General Catanhede Lago.

O delegado regional da Associação dos Diplomados da ESG (Adesg), Lauro Santos, ressaltou o papel da entidade no fortalecimento do vínculo entre as Forças Armadas e os estados. “É o trabalho nosso da Adesg fazer essa aproximação das Forças Armadas com os órgãos públicos, a iniciativa privada e os governos estaduais”, pontuou.

Em um gesto de cortesia, a vice-governadora Mailza presenteou as autoridades da ESG com uma peça artesanal feita em marchetaria. “O tom azul da marinha, olha que coisa linda,” reagiu o Almirante Lourenço ao receber o presente.

Em nome da ESG, o almirante desejou êxito à vice-governadora nas ações institucionais. “Que seus acordos, seus projetos, a senhora consiga implementar. Que tenha sucesso nas decisões e consiga colocar em prática tudo que sonha”, disse.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS