**Da Redação **
A vice-governadora Mailza Assis recebeu em Rio Branco, na quinta-feira (23/10), secretárias e secretários municipais de Assistência Social de todo o Estado para tratar da política da assistência social. Na ocasião, ela destacou o trabalho dos profissionais que garantem a oferta dos serviços por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1761319268758-Mailza%20Rosa%202.jpeg]*
Mailza Assis recebeu secretários e secretárias municipais de assistência social*
Aos participantes, a vice, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), disse que a proximidade com os gestores municipais significa avanços. “Estamos pensando aqui em nível de estado para nossas políticas estaduais terem efetividade nos 22 municípios e, mais uma vez, colocando o Estado à disposição para planejar junto e entrar 2026 com as políticas públicas de assistência social em dia, dando uma resposta para a nossa população”, destacou a vice-governadora.
A Secretária Municipal de Assistência Social de Epitaciolândia, município que faz divisa com Brasileia e fronteira com a Bolívia, Lindaci Franco trouxe a questão dos migrantes na região. “O fluxo migratório nos preocupa vindo do Peru. Importante esse encontro porque já saímos com esse suporte alinhados com o governo, tanto na saúde quanto na assistência e na segurança alimentar”, enfatizou.
Já a secretária de Assistência Social de Tarauacá, Cleane Monteiro, apresentou o projeto de criação de uma Cozinha Solidária no município. “Levamos o compromisso da nossa vice, para levar esse projeto adiante e beneficiar centenas de famílias”, disse.
Durante o encontro, a vice-governadora apresentou as ações já desenvolvidas em parceria com o Juntos Pelo Acre, o planejamento com os Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e o trabalho da assistência para enfrentamento às mudanças climáticas como secas e enchentes em 2026.
Outro destaque é a adesão recente do município de Rodrigues Alves à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
O grupo de gestores está em Rio Branco participando da 14º Conferência Estadual de Assistência Social Eles participam de mesas e oficinas simultâneas, que possibilitam o debate de ideias e a troca de experiências.
O evento contou com a presença de mais de 150 delegadas e delegados, dos 22 municípios, de gestores municipais, técnicos, usuários do sistema, trabalhadores, representes das entidades da sociedade civil.

