**Tião Maia, O Aquiri**
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta tarde de quinta-feira (20), no Palácio do Planalto, o o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para informá-lo de que irá indicá-lo oficialmente para a sabatina no Senado a fim de que ele possa vir a se tornar ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).como indicação do ministro ao STF. Se aprovado, Messias vai ocupar a vaga do ministro aposentado Luis Roberto Barroo, que antecipou sua aposentadoria em pelo menos dez anos.
Lula já havia decidido indicar Jorge Messias ao STF desde outubro, mas preferiu só oficializar a decisão após conversar com senadores. A indicação foi anunciada horas depois, por meio de uma nota oficial divulgada pelo Planalto antes de Lula embarcar para São Paulo e para África do Sul, onde participará da reunião do G20.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1763674357158-Pacheco%20e%20Lula.jpeg]
**Lula disse não ao senador Rodrigo Pachcco, que anunciou sua saída da vida publica **
Na segunda-feira (17/11), por exemplo, Lula recebeu o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Palácio do Planalto. Pacheco mirava a vaga no STF e tinha o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Na reunião, Lula avisou a Pacheco que indicaria Messias. Disse ainda que gostaria de que o ex-presidente do Senado fosse seu candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026.
Pacheco, entretanto, comunicou não ter interesse em concorrer ao governo de Minas e indicou que pretende encerrar a vida pública assim que seu atual mandato de senador acabar, em janeiro de 2027.
Nos próximos dias, Messias iniciará o tradicional “beija mão” no Senado, Casa responsável por votar sua indicação. Se aprovado, ele entrará na vaga de Luís Roberto Barroso, que se aposentou do Supremo.

