**Da Redação **
Acre e mais três estados – Mato Grosso, Rondônia e Amazonas – podem ter instabilidade nesta segunda-feira (4/8) e voltarem a registrar uma frente fria aguda por causa de chuvas intensas. A frente fria já atua na Região Sul e vem provocando chuvas intensas e tempestades. O sistema continua atuando nesta e contribui para o tempo instável em mais três estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo.
De acordo com sites que monitoram o clima, entre eles o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta segunda-feira o sistema frontal recebe um reforço através da atuação de uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão sobre o Paraguai, mantendo o tempo instável em boa parte da Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul. A presença da frente fria da região de cavado contribui para também para a formação de um canal de umidade pelo oeste do Brasil, favorecendo chuvas em Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
Para o INMET, há risco de tempestades para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Alerta de chuvas intensas para o Amazonas, Acre, Rondônia e, também, para o Mato Grosso.
No decorrer da madrugada da segunda-feira (4), as instabilidades conseguiram se desenvolver e trouxeram risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade, no período da manhã no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, com chuvas intensas sendo previstas para a região da Serra, Litoral Norte e região de Porto Alegre.
Em Santa Catarina, as chuvas acontecem com fraca intensidade no oeste e no sul do estado. Já no Paraná, chuvas de fraca a moderada intensidade no sul, oeste e noroeste. No Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, há risco de chuva forte e de tempestades.
No período da tarde, o canal de umidade já está formado e favorece chuvas de norte a sul, beirando o oeste do Brasil.
Na Região Sul, o risco de tempestades diminui, mas há potencial de chuvas de até forte intensidade na porção norte até o Litoral Norte e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade em todas as regiões. Já no Paraná, as chuvas ficam mais restritas ao sul, leste e todo o oeste do estado, com potencial de chuva forte nas áreas do oeste.
No Mato Grosso do Sul, ainda há alerta de tempestades no oeste do estado, com chuvas intensas ocorrendo na porção centro-norte. No Mato Grosso, há alertas de chuvas intensas e de tempestades para o centro-sul e oeste, incluindo a região de Cuiabá.
Na porção onde atua o canal de umidade na Região Norte, as chuvas acontecem na forma de pancadas e de tempestades e atingem o estado de Rondônia, a porção oeste do Amazonas e o estado do Acre.
No período da noite, os alertas se restringem ao Sul e ao estado do Mato Grosso do Sul. Alerta de chuvas intensas para a região entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, para a região central e oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, e oeste do Mato Grosso do Sul, sendo este último, ainda com risco para tempestades.
No decorrer da madrugada da terça-feira (5), as chuvas perdem intensidade e não há mais alertas meteorológicos.

