**Tião Maia, O Aquiri **
Na última quinta-feira (31/7), em São Paulo, a gestão da Prefeitura Municipal de Rio Branco, sob a liderança do prefeito Tião Bocalom (PL), foi premiada no evento Mind Lab – Acreditadores, que atua no contexto educacional com um programa que visa desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em alunos, integrando-as ao currículo escolar. A premiação celebra não apenas os resultados alcançados, mas também o impacto cotidiano vivenciado por professores, alunos e famílias.
O programa consiste numa metodologia que utiliza jogos de raciocínio e outros recursos para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, o qual é executado pela gestão de Tião Bocalom na área de Educação, no ensino fundamental. As iniciativas que promovem o desenvolvimento da educação no município, entre elas a aplicação do Programa MenteInovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O programa aplica prática social, política e cultural exigida para a cidadania e vai além do ambiente escolar, envolvendo a formação integral do indivíduo e a transformação da sociedade, cmo um direito fundamental e processo contínuo de aprendizagem em diversos espaços e contextos.
Sob tais princípios da gestão municipal de Rio Branco, sob a liderança do prefeito Tião Bocalom, tem inovado e revolucionado a forma de fazer educação, e uma das ferramentas para isso é o programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, que se refere à capacidade de pensar de forma criativa, original e com soluções novas para problemas. Como forma de reconhecer o impacto de quem transforma a educação pública no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, o evento Mind Lab – Acreditadores, onde a rede municipal de Rio Branco foi reconhecida por diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento da educação no município, entre elas a aplicação do Programa MenteInovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais por meio de jogos de raciocínio, mediação pedagógica e formação continuada de educadores.
“Nós estamos muito felizes por ter sido classificado em segundo lugar no IDEB, em nível nacional, e isso graças a todo o trabalho que nossa equipe vem fazendo, à interação entre família e escola, e principalmente por causa do Mind Lab, que é exatamente o programa que trouxe para a gente essa interação entre família e escola. Então, como professor de matemática, que sempre soube que nunca tínhamos mais de 30% dos alunos que gostavam de matemática, neste momento, chegamos na sala de aula e perguntamos: quem gosta de matemática? Incrível, mas quase 100% das crianças respondem da mesma forma. Então, isso para mim é fundamental como professor de matemática, que viveu por mais de 30 anos dentro da sala de aula”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.
A iniciativa marca o início de um novo ciclo da Mind Lab, que reafirma seu compromisso com a construção de soluções de impacto social por meio de parcerias público-privadas e programas educacionais que transformam realidades. Mais do que apresentar resultados, a Mind Lab quer dar voz a quem vive, na prática, a transformação da educação pública. Por isso, o evento homenageou redes municipais que se destacaram pela gestão educacional inovadora e pelos avanços alcançados com a implementação dos programas da Mind Lab.
“A gente percebe que os alunos, através dessa ferramenta da MenteInovadora, desenvolvendo o raciocínio lógico, passaram a ter um gosto maior pela matemática, tanto que nosso resultado foi excelente no IDEB de 2023, ano em que iniciamos todo o processo de aplicação dessa ferramenta, da MenteInovadora, Mind Lab.
Percebemos que eles passaram a gostar muito mais da matemática, através dos jogos, interagindo, inclusive, com as famílias. Vimos também, através das famílias, que a parte socioemocional, com as famílias indo à escola e interagindo com seus filhos por meio dos jogos, envolveu de forma socioemocional toda essa família”, explicou Alysson Bestene, secretário municipal de Educação.

