Bolsonaristas começam a se concentrar para manifestação em Rio Branco

**Tião Maia, O Aquiri ****
_________________**
Sem a presença do personagem para o qual as manifestações são dirigidas, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que por ordem judicial não pode sair de casa em horário noturno ou nos finais de semana, seguidores conhecidos como bolsonaristas fazem manifestações neste domingo (3/8), em 62 cidades do país, incluindo Rio Branco. A manifestação na Capital do Acre será na frente do Palácio Rio Branco, a sede do Governo do Estado, no centro da cidade, com início de concentração no local a partir das 8 horas desta manhã.
As manifestações no Acre foram convocadas durante toda a semana que passou pelo secretário municipal de Direitos Humanos, João Marco Liz, e pelo próprio prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ambos filiados ao PL e seguidores do ex-presidente. Outro que convocou o ato, o senador Márcio Bittar (UB-AC), está em Brasília, e não comparecerá ao evento.
A pauta das mobilizações dos aliados do ex-presidente em todas as regiões do país inclui o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia para os presos pelos atentados em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, além de protestos pelas imposições a Bosonaro, como a obrigatoriedade de uso de tornezeleira eletrônica. Devido às restrições impostas por Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator dos casos envolvendo Bolsoanaro, o ex-presidente não pode sair de casa aos finais de semana e, por isso, não participará de nenhuma das manifestações convocadas para este domingo.
O ex-presidente é réu no processo relacionado a uma suposta tentativa de golpe de Estado, que teria ocorrido em 2022 para mantê-lo no poder, mesmo após a vitória do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação penal é conduzida por Moraes no STF.
A anistia em pauta visa livrar Bolsonaro de uma possível condenação que pode levá-lo à cadeia. O perdão se estenderia, ainda, aos demais réus no processo que trata da trama golpista e aos condenados pelo 8 de Janeiro.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS