Agenda aberta de Lula no Acre terá espaço para encontros com velhos amigos fundadores do PT

**Tião Maia, o Aquiri**

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pisa o solo acreano. Ele e sua comitiva desembarcaram no aeroporto internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, pontualmente às 10 horas, no horário local – com duas horas a menos que o horário nacional de Brasília -para cumprir uma primeira agenda no Estado no terceiro ano de seu terceiro mandato na presidência da República. O presidente foi recebido, ainda no aeroporto, pelo governador Gladson Cameli.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754665570574-16.jpg]

Além de cumprir agendas oficiais, com o anúncio de liberação de verbas públicas para obras como a construção da sede do Ifac (Instituto federal do Acre) em Feijó e para a melhoria da trafegabilidade na rodovia BT-364, Lula deverá se encontrar com antigos militantes do PT aqueles que o ajudaram a fundar a sigla no Acre. Pelo menos quatro de seus companheiros na fundação petista em solo acreano, como Wilson Pinheiro de Souza e Chico Mendes, sindicalistas assinados num período de oito anos entre os dois crimes, na região do Alto Acre, e Abrahim Farhat Neto e João Maia da Silva Filho, estão motos, por causas naturais.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754665839530-17.jpg]

Entre seus amigos sobreviventes estão Osmarino Amâncio e Raimundo Mendes de Barros, Nilson Mourão e, entre as mulheres, a historiadora e sindicalista aposentada Júlia Feitosa, de 71 anos de idade. Ela está no pátio da sede da Coperacre, onde Lula terá parte de sua agenda, aguardando, como disse, para o encontro cm seu amigo presidente da República, com o qual se relaciona desse os tempos em que ambos eram apenas sindicalistas. Mesmo convalescendo de uma cirurgia na coluna, ela disse que não perderia a oportunidade de reentrar e abraçar o amigo.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754665193783-15.jpg]
**Julia Feitosa, amiga do presidente no Acre**

“Eu fiquei pensando quanto que nós somos privilegiados, nós do Partido dos Trabalhadores. Eu que estive com o Lula na fundação e aqui no Acre a gente reunia assim, 5, 10, 20 pessoas. Quantas vezes nós nos atolamos indo para Sena Madureira com o caminhão na construção do Partido dos Trabalhadores, na vinda do Lula depois do assassinato do Wilson Pinheiro”, relembrou. “Enfim, é um imenso prazer. Eu me sinto realizada de tanto que eu já contribuí com esse Partido e de tantas coisas que nós podemos ainda estar fazendo. Eu acho que o Lula no próximo período vai estar com mais energia e eu acabei de fazer uma cirurgia, estou com 71 anos, estou aqui, presente nesse evento. Não dá pra saber qual é a emoção”, disse.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS