**Tião Maia, O Aquiri**
Iniciada nesta segunda-feira (10//11) e que se estenderá até o dia 21, uma quinta-feira. COP30, promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), a conferência anual este ano, em Belém (PA(, contará com a participação de representantes e delegações de 173 países. Isso significa que a, a partir de hoje, o Estado do Paá, na Amaônia brasileira, é a Capital do mundo. O Acre está presente no encontro com as participações do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis.
Além dos praticantes de praticamente dodo o mundo, são esperados um fluxo de participação de pelo menos 40 mil pessoas por dia durante a COP30, principalmente nos primeiros dias e principais eventos, estima a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Entre as delefgaçõs presentes, a maior é da China, com pelo menos 80 membros.
A COP30 é o momento em que quase todos os países do mundo – chamadas de “partes” da UNFCCC – se reúnem para negociar e dar seguimento às obrigações internacionais de combate às mudanças climáticas.
A segurança é intensa, com agentes federais, polícia e até blindados do Exército estão em pontos estratégicos da cidade de Belém. Mais de 7 mil homens e mulheres das forças de segurança serão comandado a partir de uma sala.
“Nós temos três centros de monitoramento. Um fluvial, uma base integrada fluvial no Porto de Outeiro, onde temos hospedados milhares de pessoas, que permite o patrulhamento 24 horas, com lanchas blindadas, inclusive, junto com a Marinha do Brasil, com a Polícia Federal. Todo mundo integrado”, disse Ualame Machado, secretário de Segurança Pública do Pará. Os 50 mil participantes da Conferência do Clima vão encontrar uma Belém agitada. É música, é comida, muitas línguas.
**
**Gladson e Mailza lideram a delegação acreana**
**
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1762773797679-e%20Mailza%20COP%2030.jpg]
O Acre está mais um ano presente na Conferência, com a presença do governador Gladson Cameli e sua vice governadora Mailza Assis. Os dois magistrados e os dois principais executivos do Acre tem o que dizer no evento. Ambos lideram uma equipe de técnicos d diversos órgãos estaduais que se relacionam com o que será debatido na COP 30.O Acre chega ao evento com suas políticas públicas e as apresentará em painéis sobre governança climática, conservação da floresta, valorização dos povos indígenas e soluções sustentáveis desenvolvidas na região, reforçando o compromisso acreano com o desenvolvimento verde e a preservação da Amazônia.
As reuniões são realizadas em duas zonas: Zona Azul (Blue Zone) – centro oficial das negociações da UNFCCC para a COP30 e a Zona Verde (Green Zone) – aberta ao público, administrada pelo Brasil para engajamento de sociedade civil, empresas, universidades e comunidades. O acesso é sem credenciamento para grande parte das atividades.
**
**Participação de acreanos ilustres **
**
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1762773616861-Lucas%20Ribeiro.avif]
Advogado Lucas Ribeiro
Além dos principais líderes acreanos, entre os quais a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva, atual deputada e moradora e São Paulo mas ainda com profundas ligações com o Estado em que naceu, o Acre terá ainda a participação de dois personagens ilustre no debates. Um dle é advogado ucas Ribeiro, acreano radicado em Brasília. Ele é especialista em contratos internacionais pela Universidade de Harvad. Será um dos conferencistas nos painéis que tratam de credito de carbono.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1762773649990-Juarrez%20Quadros.avif]
Ex-ministro Juarez Quadros
O outro personagem com ligações com o Acre participando será o ex-ministro da Comunicação no Govero do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Juarez Quadros, ex-presidente da extinta Teleacre, empresa de telefonia estatal do sistema Telebtrás e que acabou privatizada. Quadros será medidor, no painel do dia 12 de novembro (quarta-feira), na Casa Brasil, cujos debat4es terão como tema “Borte Conectado – Levando Conetividade e democratizado a Internet com zeroimpcto ambiental.
**
**Confira a programação da COP 30**
****
**Segunda-feira (10)****
10h – Abertura do Hub Amazônia (Pavilhão Brasil) na Blue Zone –Evento de abertura com a presença dos nove governadores da Amazônia Legal.O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.
11h30 – Painel Repartição de Benefícios em Programas Jurisdicionais de REDD+ – Experiência do Acre. O painel contará com a presença do governador Gladson Camelí. Painelistas: presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IC), Jaksilande Araújo, secretária Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara, secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.
15h – Apresentação das entregas coletivas dos estados da Amazônia Legal na COP30. O painel contará com a presença do governador Gladson Camelí.
**
Terça-feira (11)**
9h – Painel O Acre no Caminho Certo – as experiências de soluções climáticas inovadoras no Acre. Painelista: secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, procurador do Meio Ambiente, Rodrigo Neves, coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II, na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.
13h45 – Lançamento da Estratégia Amazônia 2050: Plano estruturante de longo prazo que consolida uma visão convergente dos estados da Amazônia Brasileira: a Amazônia que queremos em 2050.
14h – Lançamento da Plataforma CAL2050: Plataforma integrada que centraliza dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações legais sobre os nove estados da Amazônia Brasileira. A ferramenta conecta-se a bases oficiais federais e estaduais, fortalecendo a transparência e a governança de dados.
14h15 – Apresentação do Termômetro Amazônico: motion interativo que permitirá acompanhar a contribuição da Amazônia para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) brasileiras e o esforço regional de conservação desde 1985.
**Quarta-feira (12)**
13h45 – Lançamento do Projeto Ativos Ambientais de Proteção Integral da Amazônia Legal: Projeto inédito voltado ao financiamento da conservação ambiental e à construção de soluções baseadas na natureza, com foco em créditos de biodiversidade. Na COP30 será apresentada a primeira fase do projeto, com suas entregas norteadoras.
13h45 – Lançamento da Cartilha de Regularização Fundiária da Amazônia Legal: Material de referência que apresenta principais gargalos, soluções e iniciativas em curso voltadas à regularização fundiária na Amazônia Brasileira, contribuindo para o ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável da região.
**Quinta-feira (13)**
9h – Painel Governança e Monitoramento Integrado no Estado do Acre. Os painelistas: vice-governadora, Mailza Assis, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre (CBMAC), coronel Charles Santos, secretária de Comunicação, Nayara Lessa, secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, diretor de Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais, Florestais e Fauna do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Ivo Péricles e o subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.
11h30 – Evento paralelo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento será realizado na Side Event Room 3, na Zona Azul.
12h15 – Enfrentar a desinformação sobre clima: o papel e a sustentabilidade do jornalismo. Painelistas: secretária de Comunicação do Acre e coordenadora da Câmara Setorial de Comunicação do Consórcio da Amazônia Legal, Nayara Lessa.
15H15 – Evento de comemoração em alusão aos 15 Anos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA). O evento será realizado na Casa da Biodiversidade e Clima da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente (Abema), Rua Boaventura da Silva, 955, Nazaré.
**Sexta-feira (14)**
9h – Painel conjunto – Soluções: Integridade da Informação e Justiça Climática ; Integridade da Informação e Desinformação Climática na Amazônia – Participação das Secretarias de Estado de Comunicação (Secoms ligadas ao CAL). O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Azul.
9h – Emergência em Biodiversidade e Emergências Climáticas. O evento será realizado na Casa da Biodiversidade e Clima da Abema.
15h15 – Painel PPCDQ Acre: Um Modelo de Sucesso Subnacional para a Conservação da Amazônia e o Cumprimento das Metas Climáticas Globais.
Painelistas: secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, coordenadora-geral da Diretoria da Diretoria de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Flávia Leite, coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II, na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo, Diretora do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Roberta Cantinho, e o coordenador do Grupo de Comando e Controle Ambiental, Quelyson Souza. O painel será realizado na sexta-feira (14/11), no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.
**Sábado (15)**
9h – Painel Povos Indígenas do Acre: Territórios Vivos, Soluções Climáticas Reais. Painelistas: diretora da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Nedina Yawanawá, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IC), Jaksilande Araújo, chefe da Divisão de Produção Familiar e coordenador do Programa Estadual do Cacau na Secretaria de Agricultura (Seagri), Marcos Rocha, secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, coordenadora da unidade gestora do Programa REM Fase II, na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo, Marta Azevedo, secretário executivo da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, GCF Task Force, (GCF-TF) no Brasil, Carlos Aragon, e o diretor do Environmental Defense Fund (EDF), sigla em inglês para Fundo de Defesa do Meio Ambiente, Steve Schwartzman. O painel será realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.
**
Terça-feira (18)**
11h30 – Governança e Monitoramento Integrado no Estado do Acre. Painelistas: vice-govvernadora, Mailza Assis, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, secretária de Comunicação, Nayara Lessa, secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, diretor de Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais, Florestais e Fauna do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Ivo Péricles, subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque. O painel será realizado no Hub Consórcio da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde.
**Quarta-feira (19)**
9h – Painel Governança Verde: Modelo Acreano de Resiliência Climática. Painelistas serão: A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Santos, secretária-adjunta da Sema, Renata Souza, secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edivan Azevedo, secretária da Sepi, Francisca Arara, e a assessora técnica para Assuntos Internacionais da Casa Civil (SECC), Aline Albuquerque. O painel será realizado no Hub do Consórcio CAL, na Zona Azul.
13h45 – Painel conjunto – Agroflorestas, Água e Resiliência Climática na Amazônia (AC, MA, PA), o painel será realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.
Q**uinta-feira (20)**
9h – Painel conjunto – Cacau Amazônico: Inovação, Conservação e Mercado Global (AC, PA, AP). o painel será realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.
12h45 – Painel conjunto – Pecuária Sustentável, Redução de Emissões e Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia Legal. O painel será realizado no Hub do CAL, na Zona Azul.

