O palestrante foi o titular da unidade judiciária, juiz Luís Rosa, que abordou temas relacionados à definição de bullying e cyberbullying, consequências jurídicas previstas na legislação brasileira, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de orientações práticas sobre prevenção, identificação e formas de enfrentamento dessas condutas.
Sobre os resultados, o magistrado destacou o impacto positivo na conscientização das alunas e alunos: “A cada edição, houve significativa participação dos estudantes, que apresentaram dúvidas, relataram experiências e demonstraram interesse na temática. Inclusive, foram identificados casos concretos de concretos de bullying e cyberbullying, os quais foram encaminhados para conhecimento e providências da Polícia Civil”.

Inicialmente, para efetivação da iniciativa, foi firmado Termo de Cooperação Técnica com o Núcleo da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul. Essa etapa alinhou o conteúdo programático e cronograma, que garantiram o sucesso do projeto junto aos estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores e membros das equipes pedagógicas.
Contudo, as palestras também foram realizadas em escolas privadas, além de edições especiais realizadas no Teatro dos Nauás e em Porto Walter, na Escola Manoel Moreira Pinheiro e Centro Cultural de Porto Walter.
Em Cruzeiro do Sul, houve o engajamento de 26 escolas: Escola Maria Lima de Souza, Rego Barros, Olavo Bilac, Tancredo de Almeida Neves, Universo Infantil, Governador Hugo Carneiro, Padre Damião, Comandante Braz de Aguiar, Doutor Valério Caldas, Santa Luzia, Juarez Ibernon, Marcílio Nunes Ribeiro II, Absolon Moreira, São José, Plácido de Castro, Coronel Contreiras, Padre Carlos Kunz, Manoel Braz de Melo, Dom Henrique Ruth, Professor Flodoardo Cabral, Madre Adelgundes Becker, Presbiteriana, Craveiro Costa, Padre Carlos Kunz, o Colégio Cristão Cruzeiro e Colégio Militar Dom Pedro II.
O projeto terá continuidade em 2026, após confirmação da programação nas unidades escolares, uma vez que as aulas retornam no próximo dia 23 de fevereiro nas escolas públicas estaduais.





