O Carnaval 2926, que começa oficialmente nesta sexta-feira (13/2) e se estenderá até a próxima quarta-feira (18) de cinzas será de muitas chuvas, tempo abafado e muito calor em todas as regiões do país. A previsão é do Inmet (Instrituto Nacional de Metereologia).
De acordo com o Inmet, nas localidades nas quais o festejo é mais intenso, com as escolas de samba e os blocos fazendo a alegria do folião, como no Rio e São Paulo, na região sudeste do país, a tendência é de que essa chuva localizada ocorra mais na parte da tarde, com a temperatura se elevando ao longo do dia. Erste seria o caso de Rio de Janeiro, de São Paulo, Salvador e do Recife.
“Poderemos ter temperaturas um pouquinho mais elevadas em alguns pontos, principalmente no Rio de Janeiro. Na cidade, as temperaturas podem chegar a 36 graus”, acrescentou o Inmet, alertando para o risco de “potencial de tempestade” em boa parte da Região Sul, bem como no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Há “grande perigo de chuva” em uma faixa entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná. Nessa região são esperadas chuvas mais intensas que podem ficar acima de 60 milímetros por hora (mm/h); e acima de 100 mm por dia, pelo menos até amanhã (14).
Também há risco de temporal nas regiões Norte e Nordeste, com perigo de chuvas mais intensas em áreas do Amazonas (nas extremidades ao leste e oeste do Estado), Pará (principalmente na faixa central), Maranhão, Tocantins (norte do Estado), e Acre (parte noroeste). Nessas regiões, são esperados até 100 mm de chuva ao longo do dia, e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h).
Em toda a faixa litorânea do Nordeste, com exceção da Bahia, há possibilidades de chuvas. Caso ocorram, devem chegar, no máximo, a 50 mm por dia. São esperados ventos de até 60 km/h. “No nordeste, teremos aquelas chuvas mais isoladas. Temperaturas mais elevadas serão no interior dos estados nordestinos e, também, em Minas Gerais. No norte de Minas Gerais também poderemos ter temperaturas mais elevadas e tempo mais estático e aberto, interessante para o carnaval”, detalhou a meteorologia.

