***Tião Maia, O Aquiri ***
No próximo mês, em novembro, a capital do país vai ser transferida de Brasília, no Distrito Federal, para a Amazonia. Decisão neste sentido foi tomada pelo Senado, que decidiu a transferência para Belém (PA) durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O texto já havia sido aprovado na Câmara e agra segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A alteração valerá apenas durante a COP30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá entre 1º e 21 de novembro.
O projeto permite que atos e despachos do presidente, presente no evento, e de seus ministros sejam realizados a partir de Belém. Além disso, autoriza que os presidentes do Legislativo e do Judiciário e o presidente da República conduzam suas atividades na capital paraense durante a COP30.
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) é a autora da proposta. Segundo ela, “a transferência temporária da capital para Belém reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional, permite maior diálogo entre autoridades brasileiras e delegações estrangeiras e impulsiona o desenvolvimento local.”

