Em sua 114 edição, saúde itinerante de Epitaciolândia é uma referência para a Amazônia

Jorge Natal, O Aquiri

O programa Saúde Itinerante da Prefeitura de Epitaciolândia, que era para ser ação em saúde comum, virou uma referência para gestores da Região Norte. A prova cabal disso é que já está na sua 115ª edição e vai continuar até o fim do mandato do prefeito Sérgio Lopes (PL). A atividade leva serviços de saúde para comunidades rurais, com o objetivo de garantir atendimento médico, preventivo e educativo, reduzindo desigualdades de acesso à saúde.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1753127496435-21.jpg]
**Sergio Lopes concede entrevista ao repórter Jorge Natal**

A ação do último sábado, (19), aconteceu na comunidade Nabal, localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes. Dezenas de profissionais atenderam cerca de 300 moradores. Foram ofertados diversos serviços como consultas médicas com especialistas, odontológicas e de enfermagem, exames laboratoriais, vacinação, atendimento pré-natal e distribuição de medicamentos, consultas com médicos especialistas, planejamento familiar e acompanhamento de doenças crônicas.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1753128047215-30.jpg]
**Atendimento foi feito na zona rural de Epitaciolândia**

O médico ortopedista, Marcos Contreiras, de 73 anos, é um dos profissionais que acompanha o programa. “O prefeito e o secretário de Saúde são muito dedicados, principalmente por levarem médicos especialistas para as comunidades distantes. Eu já trabalhei em onze municípios e nunca vi um prefeito com tanta vontade de trabalhar”, declarou. O paciente Francisco Tomás da Silva, de 65 anos, morador da Comunidade Recreio, disse que uma de suas vizinhas foi diagnosticada com câncer, o que está facilitando o tratamento: “Esse programa é coisa de Deus”, disse ele, que estava emocionado.

[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1753128097799-20.jpg]
**Prefeito Sérgio Sérgio Lopes comanda equipe de saúde no interior**

Depois de cumprimentar a todos individualmente, o prefeito disse que Epitaciolândia tem expertise na atividade, segundo ele bem estruturada e reconhecida pela população. “O programa Saúde na Comunidade é, acima de tudo, cidadania para aqueles que mais precisam. Nós oferecemos café da manhã e almoço para todas essas pessoas. São 50 profissionais das mais diversas áreas que se dedicam o máximo possível”, comentou Sérgio Lopes, para quem o programa, que acontece todo sábado, é uma referência para os municípios da Amazônia.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS