**Da Redação **
O cantor e compositor Gilberto Gil se pronunciou sobre a morte de Preta Gil em comunicado publicado, nas redes sociais, junto com a esposa, Flora Gil. O cantor pediu a compreensão de todos e afirmou que a família está cuidando dos procedimentos para trazer o corpo da artista ao Brasil. Flora Gil tem parentes no Acre, a família Gadelha, que vive em Rio Branco, segundo relatam biógrafos. A informação é confirmada pela historiadora acreana Fátima Almeida.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova lorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos este momento difícil em família”, diz o texto assinado por Gilberto e Flora Gil.
Na nota de pesar, Gilberto Gil ainda informou que, em breve, a família dará informações sobre as despedidas à cantora. “Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, encerrou.
Preta Gil morreu neste domingo (20/7), em Nova Yorque, nos Estados Unidos, onde estava fazendo tratamento experimental contra câncer no intestino. A cantora teve uma piora em seu quadro de saúde, desde a última quarta-feira (16/7), e familiares e amigos da artista estavam em terras norte-americanas para acompanhá-la. Ela pretendia retornar ao Brasil no domingo, dia em que morreu.
Ela se preparava para voltar ao Brasil em uma UTI aérea. Pessoas próximas revelaram que esse foi um pedido da artista, voltar para a terra dela, após saber que o câncer havia se espalhado mesmo com o tratamento. No entanto, Preta acabou se sentindo mal durante uma sessão de quimioterapia e morreu dentro de uma ambulância, a caminho do aeroporto, onde embarcaria em um voo e retornaria para casa.

