Com foco na transparência, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) reuniu os novos policiais penais, aprovados no concurso, nesta segunda-feira, 6, na sede da instituição, para definir a lotação de cada um nas unidades penitenciárias do Estado. O momento foi exclusivo para os homens, já que todas as mulheres serão lotadas em Rio Branco. Os diretores dos presídios também estiveram presentes.
*Novos policiais penais foram reunidos na Sede do Iapen. foto: Zayra Amorim/Iapen*
Josiane Maia, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, explicou sobre a dinâmica para a lotação dos policiais. “Hoje a administração está convocando eles para que possam escolher o município em que vão ser lotados. Nós vamos obedecer ao critério de ordem de classificação e, conforme a quantidade de vagas de cada município, a administração vai lotá-los nas unidades prisionais dos respectivos municípios”
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1759858981623-WhatsApp-Image-2025-10-06-at-15.33.45-628×1024.jpeg]
*Josiane Maia explicou sobre os critérios estabelecidos. Foto: Zayra Amorim/Iapen*
A chefe da Divisão ressaltou que o principal objetivo da reunião é mostrar transparência no processo. “A importância de chamá-los por ordem de classificação é um critério de transparência da administração pública, já que não teve definição de quantitativo exato no edital do concurso”, explicou Josiane.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1759859079630-WhatsApp-Image-2025-10-06-at-16.18.27-768×576.jpeg]
*Policiais foram reunidos na sede do Iapen para distribuição de lotação. Foto: Crislei Souza/Iapen*
Dez novos policiais penais serão enviados para o município de Senador Guiomard, dezesseis vão para Cruzeiro do Sul, cinco para Tarauacá, dez para Sena Madureira e noventa e seis ficarão em Rio Branco.
Seguindo o critério estabelecido, o policial penal Tailson Jorge de Oliveira foi o primeiro a ser chamado, e escolheu ser lotado na Unidade de Tarauacá. Ele disse que aprova a forma com que o Iapen decidiu fazer a divisão. “É um marco importante para a gente e para a instituição, e a gente se sente muito honrado por isso. Em relação à forma como que foi feita a escolha eu acredito que esteja acontecendo de acordo com os critérios legais, da forma certa”, afirmou.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1759859107350-WhatsApp-Image-2025-10-06-at-15.45.53.jpeg]
*Policial Elton Candeira elogiou a forma escolhida para definição da lotação. Foto: Zayra Amorim/Iapen*
Já Elton Candeira de Souza escolheu ser lotado em Rio Branco. Ele disse estar muito feliz e elogiou a forma com que a lotação foi feita. “Eu acho bem viável desse jeito, pela classificação, porque mostra a credibilidade do concurso”.

