Tião Maia, O Aquiri
Fechado desde o final da edição de número 50 da Expoacre, na última segunda-feira (3), o parque de exposições “Wildy Viana” reabre neste sábado (9/8), no espaço Arena de Shows, suas portas para a realização de um dos eventos mais tradicionais e prestigiados pela sociedade acreana, o Costelão da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre. Muito mais que um festival gastronômico ou uma confraternização entre os irmãos da maçonaria e seus familiares, o evento é sobretudo um ato de solidariedade às pessoas necessitadas, principalmente aquelas em tratamento de saúde fora do domicílio que vêm do interior.
[VIDEO:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-video-1754494735440-WhatsApp%20Video%202025-08-06%20at%2012.33.47.mp4]
O evento é realizado anualmente, sempre no mês de agosto. Antes, era realizado no parque das Acácias, na Estrada da Floresta, no bairro Floresta Sul, em Rio Branco, mas, apesar de grandioso, o espaço acabou por se tornar pequeno para o tamanho do evento, que cresce a cada edição. Para a versão deste ano, são esperadas pelo menos cinco mil pessoas.
Os convites já estão à disposição na sede da Grande Loja, na Rua Educandos, número 21, no Bairro da Vila Ivonete, ao preço de R$ 1.200,00. O valor dá direito à 14 pessoas, com uma costela bovina assada para cada grupo de quatro pessoas por mesa. Os consumidores também terão direito à louça, como brinde da festa O governador Gladson Cameli, um dos convidados, já anunciou que estará presente ao evento e também está convidando a sociedade acreana para participar da festa, na qual serão servidas seis toneladas de carne bovina, assadas.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754495129272-27.jpg]
“Na verdade, o Costelão da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre é um evento onde a gente recebe a sociedade para mostra a maçonaria pata que ainda não a conhece”, disse o grão-mestre da Maçonaria Acreana, empresário Júnior Damasceno. “Toda a renda obtida neste ato é destinada à filantropia, para ajudar daquelas pessoas cm deficiência financeira e com problemas de saúde vindas do interior em busca de tratamento na Capital”, acrescentou Junior Damasceno.
[IMAGEM:https://pqbzoghteupmaeofvgvg.supabase.co/storage/v1/object/public/images/article-content-1754495145207-28.jpg]
Segundo ele, o evento tem a participação de todas lojas maçônicas do Acre. “Nós organizamos tendas e toda estrutura. As cunhadas cuidam de todas as mesas e cadeiras, e os irmãos recebem todas pessoas que vêm nos visitar. Para isso, recebemos um caminhão cm 300 costelas. Pelo menos dois dias antes de levar ao fogo, os irmãos fazem o processo de salga e amarração dos os espetos os levem ao fogo”, disse o grão-mestre.

