**Tião Maia, O Aquiri**
Na condição de governadora em exercício, a vice-governadora Mailza Assis saudou os acreanos, nesta segunda-feira (17/11), Dia em que se celebra o Tratado de Petrópolis, com uma mensagem de esperança. “Hoje celebramos o Tratado de Petrópolis, um marco que garantiu ao Acre território, paz e desenvolvimento, e que ajudou a construir a identidade do nosso povo lutador e determinado”, disse.
Segundo ela, os acreanos da atual e das gerações futuras seguintes “honrando nossa história e trabalhando por um Acre que cresce, acredita e faz acontecer”.
O Tratado de Petrópolis marca a anexação do território do Acre ao Brasil, pondo fim à disputa com a Bolívia. Assinado em 1903, em 17 de novembro, o Tratado foi resultado final da Revolução Acreana, na qual brasileiros e seringueiros locais lutaram para se integrar ao país.
Como compensação, ora a aquisição pacífica do território, o Brasil pagou 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia e se comprometeu a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Rondônia, para facilitar o comércio boliviano pelo Rio Amazonas, o que não aconteceu.
O acordo formalizou a posse do Acre, uma região rica em borracha, pelo Brasil. A indenização de 2 milhões de libras esterlinas foi paga para, principalmente, compensar investidores estadunidenses que haviam arrendado a área.

